Só hoje é que é o Dia do Elogio?

Hoje, através dos meios de comunicação, muitos de nós tivemos conhecimento de que era o Dia do Elogio. Sim hoje! Mas só hoje?
Infelizmente vivemos numa era tão cheia de pudor na manifestação de afetos, agrados e valor nos outros, que necessitamos de criar um dia para perder a vergonha de o fazer!
Os elogios são pequenos presentes de amor: permitem-nos mostrar aos outros que merecem ser apreciados e que têm valor. São muitas vezes como que um truque de magia que instaura bem-estar e uma boa disposição entre nós. A partir de um elogio verdadeiro sentimo-nos mais dispostos a colaborar, mantemo-nos motivados e arregaçamos as mangas com um sorriso. De acordo com um estudo do Instituto Nacional das Ciências Psicológicas no Japão, para o cérebro, receber um elogio é uma recompensa social com o mesmo peso que a recompensa monetária (ver o estudo aqui).
Mas será que os benefícios dos elogios são apenas para quem os recebe? Nem por sombras! Elogiar é como que um treino cognitivo de atenção para o que de bom acontece à nossa volta. Quantos de nós após termos comprado um carro novo achamos que de repente havia imensos carros do mesmo modelo nas ruas? Ou quando estávamos em modo gravidez começamos a ver muito mais grávidas? É o poder da seleção da atenção a acontecer! Se estivermos atentos ao que os outros fazem de bom, vamos achar que existe mais bondade no mundo, melhores comportamentos e menos motivos de critica,  tornando-nos mais positivos, mais felizes e mais gratos.


E agora um ponto fulcral: já elogiou os seus filhos hoje? Deixo-lhe algumas dicas para o fazer com mais frequência, intencionalidade e eficácia. Vamos aumentar a motivação lá em casa!
Afinal todos os dias são dias do elogio!



1 comentário:

Gratidão é a memória do coração

Hoje celebra-se o dia Mundial da Gratidão! E que dia importante este!  De acordo com a investigação este sentimento tem um impacto mui...