Muitos pais não sabem como foi simplesmente porque os filhos não lhes contam!!
Isto acontece por várias razões - falta de hábito, dificuldade de as crianças em falar de si próprias, perceção de que os pais estão sempre a fazer as mesmas perguntas, etc etc.
Mas neste ponto temos mesmo de pensar um pouco! Quantos de nós quando chegam a casa ADORAM falar sobre o trabalho? Quantos de nós chegam a casa ansiosos por contar o que comemos no café da esquina, o que escrevemos nos relatórios ou dissertar sobre se nos portamos bem ou mal com os colegas?
Bem, pelo menos muitos não serão! Preferimos falar do filme que vai estrear na próxima quinta-feira, sobre alguma coisa interessante que nos disseram, sobre uma piada que nos fez rir imenso, ou o colega espetacular que nos ajudou numa tarefa difícil. As crianças são exatamente iguais, só que... pior porque ainda têm de vivenciar o questionamento habitual quando chegam ao carro :)
Ora bem, o segredo é tornar isto divertido! a proposta que tenho para vocês é construirmos o "Como foi o teu dia?". É um jogo que pode ser jogado por crianças e pais na viagem da escola a casa, ou à hora do jantar. Compramos sticks coloridos, e em cada stick escrevemos uma pergunta positiva e interessante. O objetivo é termos uma ferramenta que nos desbloqueie as conversas com as crianças, sem que elas sintam que as estamos a "inquirir". Por outro lado, pela forma como colocamos a pergunta podemos induzir aprendizagens e reflexões muito importantes, tanto para eles como para nós. Ora vejam os exemplos:
- O que mais gostaste no teu dia?- Com quem brincaste mais tempo?
- Se mudasses alguma coisa no teu dia o que seria?
- Uma coisa que aprendeste hoje.
- O que mais gostaste de comer hoje?
- O que menos gostaste de comer hoje?
- Uma música que ouviste.
- Hoje viste alguém a chatear-se? O que podias fazer para ajudar?
- A emoção principal de hoje foi...
- A maior gargalhada que dei hoje foi quando ...
- Hoje sinto-me grato por...
- Senti-me frustrado quando ...
- Uma coisa que quero fazer amanhã é...
- Hoje passei muito tempo a ...
- O mais divertido de hoje foi...
- O mais triste de hoje foi quando...
Agora é só construir o jogo (preferencialmente com as crianças), e jogá-lo como parte da rotina do dia e de forma divertida (pode estar no tablier do carro ou na prateleira ao lado da mesa de jantar). Introduzam-no como sendo um jogo importante, como uma novidade, como algo especial de forma a aumentar a motivação da pequenada para o explorar. Podem criar a regra de cada um responder a 2 pauzinhos à vez, ou outra regra qualquer - menos a regra de responderem a todas as perguntas, porque aí vamos criar desinteresse passado pouco tempo! Algo muito importante é que os pais também jogam, ou seja, também falam de forma genuína sobre o seu dia! Nesta loucura diária dos nossos dias queremos tanto que os filhos partilhem o seu dia connosco, que nos esquecemos que não lhes dissemos uma palavra sobre o nosso! Ensinar pelo exemplo e ensinar reciprocidade é fundamental!
Bom jogo e ótimas conversas ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário