Ok. É o momento da emoção e, muitas vezes, de uma confusão de sentimentos. Por um lado, sente-se o orgulho de estarem tão crescidos, e por outro sente-se a saudade de já terem crescido tanto. O primeiro dia de escola chegou e nós adultos precisamos de pensar sobre as nossas ansiedades e guarda-las no bolso. Isto porque as crianças lêem o mundo sob os nossos olhos: se estamos relaxados eles podem estar relaxados, se estamos com medo eles precisam de estar alerta. Com certeza já se aperceberam disso!
Então encarar este momento como normal e feliz é um primeiro ENORME passo para que as nossas crianças o vivam da mesma forma.
E mais! Vocês serão a constante da vida do pequenote que vai para a escola (já que tudo o resto provavelmente irá mudar), por isso façam o mínimo de mudanças familiares possível, quer em termos de hábitos quer em termos emocionais.
As rotinas vão com certeza sofrer alterações certo? Portanto façam-nas desde o primeiro dia de escola, e mantenham-nas sempre para assim o seu filho se sentir mais seguro (já que começa a conseguir prever o que vai acontecer a seguir).
Por falar em segurança: permitam que ele expresse aquilo que sente e pensa sobre a escola. Quantos de nós já não ouvimos: "Mamã não quero ir para a escola." ou "Tenho medo de ir para a escola dos grandes." Para logo a seguir respondermos: "Oh que disparate. Claro que queres! Vai ser divertido!" (E passamos à frente do assunto). Quando ouvirmos estas frases temos de nos sentar no meio do chão e falar sobre o assunto. Tranquilizar a criança dizendo que é normal sentir medo quando fazemos uma coisa nova, e perceber melhor a razão deste medo para lhe podermos dar uma resposta: será que é porque não sabe se vai gostar da professora? Então podemos leva-lo a conhece-la. Será que é porque não quer deixar a educadora? Então podemos estabelecer o compromisso de ir visita-la uma vez por mês. Etc, etc, etc.
Transmita confiança nas competências que o seu filho já tem, e diga-lhe! Hoje quando forem até ao parque dê por exemplo a ideia de cada um escrever o seu nome com pedras ou pauzinhos, e no fim diga-lhe "Ena! Escreveste mesmo bem! Tu sabes estar mesmo atento às letras do teu nome." Vai ver que vai acontecer magia nesse momento! :) E aí perceberá que se tiver a expectativa genuína de que tudo correrá bem, e se manifestar essa expectativa à criança, ela tenderá a corresponder! (Noutro post poderemos falar mais sobre o poder das expectativas!)
Agora: dicas práticas para a próxima segunda feira!
1) Prepare a mochila com o seu filho desde este primeiro dia. Isto ajuda-o a envolver-se no processo!
2) Combine com ele que pode levar um boneco preferido na mochila, assim não será só um a ir para a escola mas dois! Este boneco dar-lhe-á segurança, quase como um prolongamento de casa neste novo espaço. Mas estabeleça a regra de que o boneco não poderá sair da mochila enquanto estiver na sala, só poderá tirá-lo quando for para o recreio.
3) Esteja preparado para reações emocionais difíceis! Eu sei, esta parte dói. Mas se estiver preparado para choros ou para que não a queira largar irá conseguir responder de uma forma mais positiva. Lembre-se: as crianças lêem as nossas emoções e agem sob elas!
4) Despedias: Quando for o momento de ir embora despeça-se com calma, diga-lhe quando e quem o vai buscar, não faça nunca promessas que não pode cumprir (como eu venho ver-te no intervalo), e quando decidir ir-se embora não saia às escondidas nem volte para trás. Acredite em mim: se o fizer a despedida do dia seguinte será bem pior!
5) Crie uma relação próxima com a professora! A partir deste momento é a nova casa do seu filho portanto fale, partilhe, questione, pergunte os horários de reunião, crie pontes!
5) Quando o for buscar falem muito sobre como foi. Celebre todos os bons acontecimentos. E mais importante de tudo: dê-lhe tempo para brincar e para ser criança!
Bom primeiro primeiro dia de escola para todos!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário